segunda-feira, 21 de maio de 2012

Caminhadas para uma vida saudável

Barrancos está a desenvolver a prática saudável das caminhadas, como exercício físico.
É com satisfação que diariamente encontro várias pessoas, sozinhas ou em grupo, a praticar (fazer) caminhadas por diferentes locais em volta da Vila. A estrada das Bicas, Marina, Canto de Cima, Quarelas, Arroio, Eira da Tia Anica, a estrada da Pipa, Minancos, Lancheira, Serra Colorada, entre outros, são os locais elegidos.
A caminhada constitui uma forma saudável de contato com a natureza e de prática de desporto e exercício físico, mas deve o caminhante não esquecer de usar roupa confortável e calçado adequado.
Caminhantes pela estrada da Pipa. Foto: 17/05/2012 (19h16)
Como potenciar a caminhada para perder peso:
Deve caminhar durante pelo menos 45 minutos. As caminhadas apenas começam a surtir efeito e a queimar gordura localizada após os primeiros 30 minutos – até aí, limita-se a eliminar calorias. É lógico que durante este processo alguma gordura é, de facto, queimada, mas não o suficiente para começar a adelgaçar a silhueta. Faça um esforço e caminhe durante pelo menos 45 minutos para começar a combater a gordura acumulada nas nádegas, coxas, pernas e abdominais.
Caminhe rapidamente. Se quer utilizar as caminhadas como parte integrante de um plano de emagrecimento, é necessário caminhar rápida e energicamente. Esqueça o “modo passeio”, acelere o passo, mexa os braços, sincronize o corpo, intensifique o batimento cardíaco, encontre o seu ritmo e queime caloria atrás de caloria, gordura atrás de gordura.
As caminhadas têm de evoluir. Ao contrário do que possa pensar, se durante um ano caminhar todos os dias durante o mesmo tempo, a mesma distância, ao mesmo ritmo, chegará a um ponto em que deixará de ver resultados. Devido ao facto de esta actividade ser de baixa intensidade, para manter o progresso, ou seja, a perda de quilos, terá de tornar as caminhadas mais difíceis: aumentar o número de quilómetros percorridos, escolher um percurso mais íngreme ou com obstáculos. Há que se colocar constantemente à prova se quer continuar a ver bons resultados.

3 comentários:

Anónimo disse...

as senhoras da foto, ainda precisam caminhar mais... lol
Boas praticas sem duvida, continuem

Anónimo disse...

Faltou apenas dizer uma coisa. Durante essas caminhadas, ou outra qualquer actividade física para "iniciantes", deve ser consumida muita água. Hoje muitas pessoas enchem-se daquelas bebidas tipo chá para emagrecerem mais rápido. a água é fundamental. Assim como fazer algum trabalho de manutenção paralelamente ao cárdio. Custa mais um bocadinho, mas os resultados aparecem mais rápido. Boas caminhadas!

D.L.

Anónimo disse...

O problema nas caminhadas são... os cães!
Ha que ter cuidado. A foto mostra-os, mas há-os perigosos.